terça-feira, 18 de agosto de 2009

A Briga dos grandes!




O assunto da vez , que tem agitado os noticiários das últimas semanas é a denúncia que a Promotoria fez no último dia 10 de agosto contra o fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo e mais nove membros da cúpula da igreja, o que inclui uma relação com a Rede Record de Televisão. Segundo a denúncia, Edir e os outros membros citados, são acusados de aproveitar da isenção de impostos da Igreja Universal para se apropriarem de valores doados pelos fiéis da igreja e fazerem investimentos em benefícios próprios. A Rede Globo tem dedicado um tempo considerável dentro de seus principais jornais para falar sobre o assunto, o que atiçou a ira da emissora concorrente, que de imediato tomou providências para dizer que a Globo tem interesses em acusar Macedo e explodir o escândalo que envolve o nome da Record. No domingo, dia 16 de agosto, o programa REPÓRTER RECORD, lembrou o caso ocorrido em 2003, no programa Fantástico, que mostrou um depoimento do traficante Fernandinho beira-mar, fazendo referência a relação entre a Rede Globo e o promotor Roberto Porto, responsável pelas acusações contra os nove membros e o fundandor da Universal. Além disso, vem citando em suas matérias sobre o assunto, que a Globo tem interesses em atrapalhar a rival, pelo fato de que a Rede Record tem ganhado um espaço maior no gosto popular e tirou pontos preciosos do IBOPE da Globo.
Verdades ou interesses pessoais, a questão divide opiniões e abre espaço para várias discussões. Portanto, a Rede Globo está mesmo querendo ou não, desestabilizar a concorrente Rede Record? Monique Murta, estudante do oitavo período de Jornalismo diz que acredita na veracidade das informações da Globo mas entende a reação da Record. " Eu acho que o jornal Nacional, mostrou sim a verdade, com provas sobre as falcatruas do dono da Record. Mas com uma reportagem de 10 minutos, a globo deixou claro que queria atingir a Record com uma matéria impactante. Mas a Record não pode deixar por menos e tem que atacar a globo também como têm feito." José Augusto Alves, também estudante do mesmo período de Jornalismo , acredita que a Globo talvez possa ter colocado uma carga de sensacionalismo e drama em cima das denúncias mas informou ao público a decisão do Ministério Público diante da denúncia contra Edir e os outros pastores, já a Record, por ser ligada diretamente a igreja e a Edir Macedo, não noticiou o fato como deveria. O estudante acredita que houve exagero por parte das duas emissoras. Da Globo , por noticiar apenas o lado sombrio da igreja e de seus membros, sem citar pontos positivos da Igreja, já a Record preocupou-se em atacar a Globo de todas as formas possíveis e somente mostra o que há de bom na Universal e consequentemente na própria emissora.

Leia mais ...

Bispo Edir Macedo liga denúncia contra Universal a crescimento da Record
MP rebate acusações da Record por ação contra Edir Macedo

domingo, 14 de junho de 2009

O terceiro dia da 4 mostra de cinema da FESBH.



Em Roma, Salvatore di Vitto, um cineasta bem sucedido, recebe um telefonema de sua mãe informando que Alfredo está morto. O nome de Alfredo lhe traz lembranças de sua infância e principalmente do Cinema Paradiso, para onde Salvatore, então chamado de Toto, fugia sempre que podia. Ali o menino, fascinado pela magia do cinema, fazia companhia ao bom Alfredo, o projecionista. De menino travesso a jovem sonhador, Toto aprende a amar o cinema através das mãos de Alfredo. Mas após um caso de amor frustrado com Elena, filha do banqueiro, ele deixa sua pequena cidade para tomar o caminho de Roma. Ele só retornará 20 anos depois, com a morte de Alfredo, para enfrentar as lembranças de sua infância. Essa é a sinopse do filme que emocionou os presentes no ultimo dia da 4 Mostra de Cinema da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte.Antes da sessão começar, o professor de cinema e comentarista do dia, Marcelo La Carreta falou a platéia que esse seria o filme da vida de todos. " Em algum momento do filme vocês vão se identificar com uma cena que lembrará algo em suas vidas." Alguns alunos manisfetaram durante a discurssão a emoção e as lembranças que o filme lhes proporcionou." De todos os três pra mim o melhor foi Cinema Paradiso,excelente.Sem contar a palestra do professor La Carreta que foi bem esclarecedora e trouxe pra gente muitas curiosidades sobre o filme além daquilo que a gente viu na tela, uma ótima escolha dele." disse Francislane Santos, aluna do sétimo periodo de Jornalismo. La Carreta ainda contou a tragetoria do filme ate chegar ao gosto popular e ganhar o Oscar. O ultimo dia de mostra não contou com um numero grande de espectaddores.


Acompanhe o professor Marcelo La Carreta e seu cometario sobre o filme.

sábado, 6 de junho de 2009

Alunos falam de suas expectativas e criticam colegas que não prestigiam a mostra de cinema comentado da FESBH.


O prisioneiro da grade de ferro, Eu , você e todos nós e Cinema Paradiso. Esses serão os três filmes do turno da manhã na quarta mostra de cinema comentado da Faculdade Estácio de Sá de BeloHorizonte que acontecerá nos dias 8, 9, 10 de junho, no auditório JK do campus prado. Os alunos terão a oportunidade de assistir os longas e ao final ouvirem os comentários e debaterem sobre eles com especialistas em cinema, e alguns contam suas espectativas sobre o evento. “ Igual a todos os anos, principalmente pelas pessoas que vão vir comentar nessa mostra. E a minha expectativa maior é pra quarta-feira , tanto pelo filme que é Cinema Paradiso, quanto pelo comentarista que é o professor Marcelo La Carreta, que é professor de cinema.” Disse Michelle Mariane Castro, aluna do sétimo período do curso de publicidade e propaganda. Marcelo La Carreta e professor na instituição, bacharel e mestre em Cinema pela UFMG, professor de Técnicas Audiovisuais, cineastas, animador e videocompsitor.



Filipe Carrijo, outro aluno do curso de Publicidade fala de sua empolgação com mais essa oportunidade e critica a falta de interesse da maioria dos alunos com os eventos da faculdade, em especial a mostra de cinema. “ Eu vejo que não tem muito interesse dos alunos pra mostra de cine,a quando ela acontece m o pessoal já pensa em faltar mas eu acho que éuma idéia muito boa da faculdade, não é qualquer faculdade que abre as portas para as pessoas saberem mais sobre o cinema.” A mostra é direcionada para os alunos dos cursos de comunicação social de todos os períodos. Os filmes serão exibidos a partir das oito horas da manhã.


domingo, 31 de maio de 2009

Moda e mídia!


Aconteceu na última quinta- feira dia 28 , no auditório da faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte a palestra MODA , MÍDIA E DIVERSIDADE. Mestre em comunicação, Jornalista e Professora, Ana Luisa dos Santos contou durante sua palestra que a moda virou uma paixão dentro da biblioteca da universidade enquanto ainda se formava em comunicação e resolveu juntar suas duas paixões e fazer disso seu ofício. Sua primeira experiência com jornalismo de moda, foi no antigo JORNAL DA PAMPULHA, onde ela era responsável pela cobertura de tudo que envolvia moda, beleza, estética e etc. Ana Luisa contou que muitas vezes se negou a cobrir pautas propostas para seu caderno, por achar que elas não condiziam com a verdadeira realidade que a moda poderia propor aos seus leitores e o que eles como pessoas interessadas no assunto gostariam de ler a respeito.




A Jornalista é responsável pelo jornal ARENA DA MODA, produzido pela Universidade FUMEC. O jornal tem o slogan : Tire o rótulo e beba o conteúdo. O ultimo exemplar, que foi distribuido por Ana Luisa para os presentes na palestra contou a história da moda em Belo Horizonte. Ela ainda falou sobre o projeto Favela Fashion, um projeto de pesquisa de como a moda e inserida e surge nas comunidades carentes de Belo Horizonte.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Acustico e Ao vivo!

Com novo CD e DVD, a banda Rosa de Saron roda o Brasil com a turnê que tem feito milhares de pessoas se apaixonarem e cantarem as músicas consagradas nesses 20 anos de carreira.



domingo, 17 de maio de 2009

This is the last chance!

Com pitadas de humor, com romantismo e muita emoção, High School Musical 3 fechou com chave de ouro essa história que ficará pra sempre na memória dessa geração infanto-juvenil dos ultimos tempos.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Salve-se quem puder!




Humores a parte, o surto da gripe suína, que já não tem mais essa nomeclatura e sim gripe A, pelos danos que estava causando aos criadores de porcos, tem assustado todo o mundo.

A gripe A é uma doença infectocontagiosa ocasionada por uma variante do Influenziavirus A H1N1.

O surto que começou no México e agora se espalhou para alguns países do mundo tem colocado todos em alerta. No México, cinemas, estádios e locais que aglomeram uma grande quantidade de pessoas foram fechados para evitar contato de possíveis portadores do vírus com mais pessoas. A população e turistas recebem nas ruas e nos aeroportos, máscaras para evitar contato com respiração de pessoas contaminadas com o A H1N1.

A contaminação se dá por via aérea, de pessoa para pessoa , por meio de espirros e tosse. Contato com porcos ou ingerir a carne dos mesmos não traz qualquer perigo de contagio as pessoas, o que tem sido dificil de entender por uma grande parte da população.

O Ministro da Saúde , José Gomes Temporão, confirmou na ulltima quinta feira, 4 casos da gripe A no Brasil. Dois em São Paulo, um em Minas e um no Rio de Janeiro. Três dos casos confirmados contraíram a doença no México, e um nos EUA, portanto a contaminação não ocorreu dentro do Brasil , o que deixa a população menos apreensiva.







terça-feira, 28 de abril de 2009

Alunos de PP da faculdade Estácio de Sá de BH promovem o 8º painel publicitário


O painel publicitário já virou um evento fixo do calendário da faculdade Estácio de Sá de BH. Todos os semestres, os alunos do 7º período de Publicidade e Propaganda promovem o painel com assuntos ligados ao mercado de trabalho e as oportunidades que ele tem oferecido.Nesse semestre, o evento realizado no dia 16 de abril, com orientação da professora Vanice Guedes, teve como tema o slogan "VIDA DIGITAL AOS EXTREMOS" e um dos assuntos que mais animou a platéia, foi a tecnologia 3G.


Felipe Andrade, representante da VIVO no evento,contou a história da evolução dos celulares no brasil, exemplificando cada uma das fases. Felipe explicou que q tecnologia 3G, com aparelhos que sejam compativeis para o serviço, possibilitam ao usuário conectar-se a internet em alta velocidade, comparada ao serviço que as outras gerações de telefonia celular não conseguiam. Além de acesso a internet, Felipe disse que os aparelhos compativeis para vídeo chamadas realizam tranquilamente o serviço, utilizando a tecnologia 3G, conhecida também como HSPA.


Para finalizar, Andrade e mais dois funcionários de VIVO presentes no evento, demonstraram junto com uma aluna da faculdade escolhida entre o publico, como é feito o uso do modem móvel da tecnologia 3G , utilizado para computadores e notebooks e realizou sorteio de brindes.


quinta-feira, 9 de abril de 2009

Banca de jornais como mais uma opção de comércio para o bairro Prado


Bem mais que uma banca de jornais, o estabelecimento vende muitos outros produtos e atrai clientela de todos os tipos


A banca de jornais e revistas da rua Diabase é mais uma das opções de comércio em torno da Faculdade Estácio de Sa´de Belo Horizonte.Há cinco anos, Luiz Cláudio Praes, 35 anos, resolveu investir nesse ramo.Para quem chega bem cedinho a faculdade e já quer saber o que os jornais e a revistas estão noticiando no dia, a banca fica em um ponto estratégico entre o ponto de ônibus e a portaria da faculdade. " Eu vendo de tudo um pouco aqui todos os dias. Desde jornais como o SUPER e o AQUI, como bala, chiclete,cigarro e uma outra infinidade de produtos que a gente oferece aqui na banca." disse Luiz Cláudio.


O comerciante conta que sua clientela é variada, passando pelos estudantes, moradores da região e que a maioria dos seus clientes são os Policiais Militares, já que a banca fica de frente para o Clube dos Oficiais da Policia Militar de Belo Horizonte e muitos deles fazem cursos nas instalações da FESBH." É uma clientela que compra de tudo também, mas principalmente crédito de celular, ja que a corporação tem plano corporativo com a OI. Vendo o dia todo praticamente." completou Luiz.


Ele diz que em cinco anos de Prado, nunca sofreu um assalto na banca e que acha o lugar bem seguro, principalmente pelo fato de estar proximo ao Clube dos Oficiais. E quando perguntado pelo período de férias, Luiz respondeu de imediato que o lucro cai bastante, porque os estudantes da faculdade são um numéro grande de consumidores no seu estabelecimento.





A banca fica na rua Diabase, sem numero, esquina com a Rua Erê, no bairro Prado.






Ouça a matéria aqui.




Luiz Cláudio, dono da banca, atendendo a Policiais no horário do almoço.

Leia mais...

Comércio divide opinião de moradores no Bairro Prado.

Comerciantes disputam preferência dos alunos.

Uma vergonha para o futuro do país.

sábado, 28 de março de 2009

Professora Taílse Melo fala sobre a reforma ortográfica em palestra

Na ultima quinta-feira, dia 26 de Março, a professora de Língua Portuquesa Taílse Melo, palestrou no auditório da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte sobre a reforma ortográfica da língua portuguesa.

O objetivo dessa reforma, que teve o acordo assinado em 1990, mas que entrou em vigor em 01 de janeiro desse ano, é unificar a escrita do português em todos os oito países em que a lingua portuguesa é oficial. " Porém a pronunca ficará a mesma em cada um dos países. O que muda é somente o jeito de escrever" , explicou Taílse em sua paletra. O prazo para que a reforma seja aplicada é até 31 de Dezembro de 2011.


Na apresentação, que contou com alunos dos cursos de Jornalismo e
Publicidade e Propaganda, a professora explicou como ficará apartir de agora
casos onde não se usará mais acentos agudos, circunflexos e os vários casos onde o hífen sera colocado ou retirado. Taílse também criticou a questão de os livros didáticos terem mudança apartir somente de 2011. " As crianças vão aprender de uma maneira e ler nos livros de outra forma. Isso é um erro. A mudança no material didático deveria ser feito imediantamente" , explicou a professora.

Para mais informações sobre a reforma ortográfica da lingua portuguesa, acesse o site da Academia Brasileira de Letras ou no site da Reforma Ortográfica.








Mudanças no vestibular apartir de 2012- Taílse Melo

quinta-feira, 12 de março de 2009

Estudante de jornalismo investiga o jornalista pela ótica do cinema


Na reta final do seu curso de jornalismo, Ana Paula Almeida, 21 anos , optou pelo cinema como tema de seu trabalho de conclusão de curso. Moradora da cidade de Ribeirão das Neves e funcionária da biblioteca pública da cidade, a estudante deseja entender como a figura do jornalista é retratada pelo cinema, analisando três filmes de épocas distintas : Cidadão Kane, Profissão: Repórter e O quarto Poder. A estudante de jornalismo escolheu esse tema como abordagem principal de seu TCC porque cinema é uma de suas paixões, sendo assim um tema mais fácil de ser analisado e pesquisado.

Jornalismo era a terceira opção de curso de Ana Paula, que pretendia cursar Ciências Sociais, ou Direito. Após ganhar a bolsa de estudos para cursar Comunicação Social na Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte, percebeu que jornalismo tem muito a ver com ela. Ela conta que as matérias teóricas chamam muito sua atenção, principalmente aquelas ligadas a história, assim como foram Arte Contemporânea, Culturas Brasileiras, e a matéria optativa Antropologia e Folclore.

Mesmo satisfeita com o curso, Ana Paula não quer deixar para trás o sonho de um dia fazer o que realmente pretendia. " Eu ainda quero fazer outra faculdade, quem sabe História ou mesmo Ciências Sociais, mas não quero ser professora,acho que até por isso hoje vejo que foi bom não ter feito esses cursos antes. Se eu realmente tiver essa oportunidade, quero ser pesquisadora dentro desses campos de estudo ." disse Ana Paula.




Cidadão Kane - Construção Do Tempo - Funny video clips are a click away

Leia mais : Estudante de jornalismo estuda o uso da comunicação virtual pelos jovens

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Colocam-se os carros na frente dos bois, agora pagam-se os MICOS!



O caso de "barriga" da Globo, acabou envergonhando não só a imprensa e os governantes do nosso país diante da Suiça, mas toda uma nação,que exige respeito e verdade acima de tudo o que é noticiado e falado diariamente nos meios de comunicação. Quem é que não encheu a boca nesses dias para falar que brasileiro é discriminado, que não tem vez em outros países, que é tratado como bicho? E agora? Todo mundo se cala... porque a BRASILEIRA usou da imagem de imigrante de país subdesenvolvido para tirar proveito do país que aparentemente, a recebeu bem e sem problemas.

E não é a primeira vez que a imprensa brasileira da uma furada dessa. O caso ESCOLA BASE foi talvez ( depois do caso de Paula Oliveira, creio que chegue a competir ) o mais famoso caso de irresponsabilidade da nossa imprensa , na falta de apuração e averiguação de fatos que comprovassem o que foi noticiado.

É claro que todo mundo acreditava no que a advogada relatou ao pai, e o mesmo, ao procurar o Jornalista Ricardo Noblat, que colocou as informações que recebeu de Paulo Oliveira e do deputado Roberto Magalhães (DEM - PE) em seu blog, fosse de fato a verdade. Até porque a Globo confirmou e deu ênfase a violência sofrida por Paula Oliveira, e isso nos remete a lembrar de vários outros casos, nem sempre de tanta repercursão, mas de violência e contrangimento sofridos por brasileiros em outros países.A cardiologista mineira, Marcia Barbosa, relata no site cmi brasil, a humilhação que passou ao tentar ingressar nos EUA para uma convenção, sendo comparada a uma criminosa,humilhada e destratada pelas autoridades americanas, juntamente com mais três brasileiros.

E o caso faz a regra? Brasileiro é visto como "sujo" e por isso não tem direito de ser tratado como gente em outros lugares? Não é bem assim, e todo mundo sabe. Casos são casos, por mais que possam ser excessões constantes. Sendo Brasileiro ou não, isso é o de menos. O compromisso da imprensa é com a sociedade, e essa não exige mais do que apenas a verdade. Agora nos resta a vergonha do julgamento precoce, errado e que será eternamente lembrado. Tem gente precisando voltar para as cadeiras da faculdade de jornalismo...